Algumas coisas que eu acho fundamental observar para quem está procurando berçário (escola para os bebês). Segue o meu check list pessoal:
- Área externa: tem espaços destinados a pegar um sol? Tem locais com grama? E com areia?
- Espaço para brincadeiras: tem um espaço significativo para os bebês engatinharem, andarem, brincarem? É colorido? É feito de um material seguro? Tem espaço coberto ou em dia de chuva as crianças não saem da sala?
- Sala de aula: a salinha do bebê tem brinquedos apropriados para a idade? É segura? Tem o chão adequado para engatinhar e andar? Tem janelas para circular o ar?
- Cozinha: o lugar é limpo, é adequado, pude ver?
- Sobre rotina: sempre pergunto quais são os procedimentos sobre a rotina. O bebê pode dormir a hora que ele quer mesmo que não seja junto com os outros? Ele pode comer mesmo que esteja acostumado fora do horário que a escola oferece?
- Sobre acesso: posso chegar a hora que eu quiser? Posso entrar sem restrição? Qualquer um pode entrar sem restrição? Como é a política de retirada da criança?
- Sobre acesso 2: há um espaço coberto que eu possa entrar com o carro para tirar a criança em caso de chuva?
- Troca e higiene: Os ambientes parecem limpos? E o trocador? Os materiais de troca e higiene estão separados e identificados?
- Berços: onde a criança vai dormir? É um local apropriado e seguro? Fácil de se manter higienizado?
- Em funcionamento: sempre que possível, gosto de visitar a escola em funcionamento e sem marcar horário. Acho que assim há menos chance de a escola “se preparar” para receber a visita. Neste caso, sempre observo:
– eles não podem me deixar entrar na sala de berçário com o meu sapato
– eles não podem me deixar entrar na cozinha
– se há crianças chorando, gosto de ver a reação dos professores/ cuidadores
– observo a organização e a limpeza dos ambientes
– observo a interação dos profissionais com o coordenador/ diretor que está me apresentando a escola
– observo a interação do coordenador/ diretos com os alunos. Acho muito legal quando o profissional chama as crianças pelo nome, para e conversa com elas e elas mostram reciprocidade.
– eles não podem me deixar entrar na sala de berçário com o meu sapato
– eles não podem me deixar entrar na cozinha
– se há crianças chorando, gosto de ver a reação dos professores/ cuidadores
– observo a organização e a limpeza dos ambientes
– observo a interação dos profissionais com o coordenador/ diretor que está me apresentando a escola
– observo a interação do coordenador/ diretos com os alunos. Acho muito legal quando o profissional chama as crianças pelo nome, para e conversa com elas e elas mostram reciprocidade.
do blog: http://maternidadesimples.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário